3% | Terceira Temporada
12/06/2019 19:10:38
Terceira temporada mantém o nível alto e não decepciona
Primeira produção brasileira original da Netflix, 3% está de volta com sua terceira temporada, que estreou no dia último dia 07. O seriado de drama e ficção científica é um sucesso de audiência (inclusive internacional) e os fãs não se decepcionaram, já que os diretores e produtores entregaram uma excelente nova temporada, mantendo o nível elevado das anteriores.
O foco dessa vez não está no prédio do Processo ou no Maralto, mas sim na Concha, um local planejado e construído por Michele (Bianca Comparato) e Fernando (Michel Gomes) como uma alternativa ao Lado de Lá, um alívio para as pessoas do cada vez mais decadente Continente (ou Lado de Cá).
A Concha, localizada no meio do deserto, é autossuficiente, produzindo água a partir de um coletor que fica no topo do prédio, e os problemas todos começam quando uma inoportuna tempestade de areia o destrói, comprometendo a sobrevivência tanto do prédio, como das pessoas que lá se encontravam.
Mas antes disso, todos os nossos conhecidos nos são reapresentados, com exceção de Fernando, que morreu tentando recrutar pessoas para a Concha. Assim, começamos com Joana (Vaneza Oliveira), ainda muito revoltada com o Maralto e com seus antigos companheiros de Processo. Rafael (Rodolfo Valente), agora com uma barba bem grande e por fazer, foi para a Concha depois de ter fugido do Lado de Lá com Elisa (Thais Lago), mais por sobrevivência do que por vontade, e só faz beber e dormir. Mas a grande surpresa foi ver que Marco (Rafael Lozano), também estava lá, dócil e trabalhador. Glória (Cynthia Senek), a pessoa mais inconstante de toda a história, é uma das principais ajudantes de Michele, que agora é chamada de Fundadora, assim como o jovem Xavier (Fernando Rubro), uma das caras novas que aparecem e que se mostrou o personagem mais chato do seriado…
Logo percebemos que o Maralto não está nem um pouco feliz com o sucesso da Concha, uma vez que a autossuficiência do lugar estava começando a minar a sua longa dominação sobre o Continente e, por falar nisso, é instigante conhecer por flashbacks a nova parte da história do Casal Fundador Vitor (Sílvio Guidnane) e Laís (Fernanda Vasconcellos), e também a verdadeira origem da Causa.
A parte do Maralto, aliás, dessa vez está bem focada na comandante Marcela (Laila Garin) e em sua relação com o pai, Leonardo, interpretado por (vejam só!) Ney Matogrosso, que nos deu o prazer de sua ilustre presença em algumas cenas; e também em André (Bruno Fagundes), irmão de Michele, que foi perdoado por seus crimes e agora é membro importante da Divisão.
O roteiro é todo muito bem construído para mostrar a personalidade de cada personagem, muitas das quais estão escondidas em tempos de paz e prosperidade, mas acabam se revelando quando a situação se complica, e a temporada é toda um prato cheio para conhecimento sobre política, liderança e democracia.
Um dos pontos altos também é a trilha sonora, que continua excelente e contribui para a boa produção que foi essa terceira parte, que conta com oito episódios.
Aguardamos ansiosos pela quarta temporada, em que parece que André se tornará o grande vilão da história…