Blog ACONTECE

Grupo Corpo – Onqotô e Parabelo

14/03/2016 05:00:45

Bom dia a todas e todos!

 

Nós que sempre postamos eventos que acontecem no Palácio das Artes devemos o parabéns: está aberta a Semana Comemorativa – 45 Anos do Grande Teatro! Tem apresentação do Grupo Corpo, com seu espetáculo Onqotô e Parabelo.


Onqotô

A coreografia de Rodrigo Pederneiras fala da pequeneza do homem diante do universo. Este balé, em 2005, comemorou 30 anos do Grupo Corpo. A trilha sonora é de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, e parte de uma bem-humorada discussão sobre a origem do universo, passando por Big-Bang até chegar ao Fla-Flu. A cenografia de Paulo Pederneiras sugere o globo com seus meridianos e, ao mesmo tempo, um oco, o nada – ou o antes de tudo. O figurino é de Freusa Zechmeister, que transforma os bailarinos em uma massa anônima.

Grupo Corpo
Dança com trilha de Caetano, Tom Zé e J. M. Wisnik! Foto: José Pederneiras/ Divulgação


Parabelo 

Também de Rodrigo Pederneiras, Parabelo traz a inspiração sertaneja e a transpiração pra lá de contemporânea da trilha composta por Tom Zé e José Miguel Wisnik. A coreografia parte de cantos de trabalho e devoção, do baião e de um emaranhado de pontos e contrapontos rítmicos. A cenografia é de Fernando Velloso e Paulo Pederneiras, e busca a estética dos ex-votos de igrejas interioranas inspira. O figurino de Freusa Zechmeister é dividido nas duas partes do espetáculo: primeiro, um tule negro e sapatilhas, em jogo de luz e sombras; segundo, malhas que se libertam do véu, alardeando a temperatura jubilosa e alta de suas cores.

As apresentações acontecem hoje (14) no Grande Teatro do Palácio (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro) a partir das 20h30. Os ingressos custam R$40 (inteira) e R$20 (meia).


Bom espetáculo!

Comentários