Blog ACONTECE

O Século do Samba

10/03/2016 09:44:45

Bom dia a todas e todos!

Tem rodado o Brasil um projeto lindo que encanta os ouvidos de todas pessoas boas adoradoras do samba – é O Século do Samba, que traz shows de duplas de peso. Hoje: Monarco e Nei Lopes!

O Século do Samba é um projeto que traz o ritmo tão popular em 4 vertentes: Terreiro e Carnaval, Samba Novo, Samba de Breque e Outras Bossas e Partido-Alto e Samba de Fato, cada uma apresentada por uma dupla de peso. O projeto marca os 100 anos de samba (o que, claro, pode variar para menos), mais especificamente, 100 anos da gravação de Pelo Telefone, música do bamba Donga, o primeiro samba gravado da história, registrada em 27 de novembro de 2016, e que muitos consideram o marco, o ponto inicial (ou oficial) da história desse gênero musical.

Monarco
Monarco (acima) e Nei Lopes apresentam samba de Terreiro e Carnaval! Foto: YouTube/Reprodução

E a vertente de hoje é a Terreiro e Carnaval, com dois bambas de peso: Monarco da Portela e Nei Lopes.


Monarco
é velha guarda. Aos 83 anos, é hoje uma das lendas vivas da Velha Guarda da Portela. Tem 15 álbuns de estúdio gravados e é uma verdadeira memória do samba. É uma grande oportunidade poder vê-lo de perto.

Nei Lopes é bacharel em Direito, em Ciências Sociais pela UFRJ, mas antes de mais nada, bacharel do samba da gema carioca! Tem belos estudos sobre a cultura africana. É compositor e intérprete: 12 álbuns de estúdio dentre várias parcerias.

O show acontece hoje (10) no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários) a partir das 20h. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia).


Aproveitem!

Comentários