Blog ACONTECE

Uma viagem musical à Idade Média

28/05/2015 05:00:06

Bom dia a todas e a todos!

A nossa dica desta quinta-feira te leva em um expresso à Idade Média! O grupo A Canção das Iluminuras apresenta seu show Outono da Idade Média.

A Canção das Iluminuras antes de tudo é um grupo de pesquisa. Os mineiros são especializados na execução de músicas compostas entre os séculos X e XV. Através de um longo trabalho de pesquisa e experimentação, tocam cópias de instrumentos usados neste período – réplicas daqueles empregados pelos artistas medievais e construídos especialmente para a formação do grupo por luthiers brasileiros e do exterior – em uma abordagem deste riquíssimo e pouco divulgado repertório, buscando uma climatização do período em destaque.

 

A Canção das Iluminuras
A Canção das Iluminuras na formação 2015. Foto da página do grupo no Facebook

 

Os músicos membros tem as mais diversas vivências musicais, partindo do jazz, à música regional e folclórica e com experiência na interpretação da chamada Música Antiga.
O show Outono da Idade Média é inspirado no livro homônimo do historiador holandês Johan Huizinga. O repertório traz para a esfera musical a atmosfera da vida religiosa, urbana e das cortes dos séculos XV e XVI, descrita nesse clássico da historiografia.

A apresentação acontece esta quinta (28) no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, s/nº – Savassi) a partir das 19h30. Uma segunda apresentação acontece no domingo (31), às 11h. Nas duas ocasiões, a entrada é franca.

À idade média, boa viagem, pessoal!

Comentários