Blog ACONTECE

Sinfônica em Concerto

27/05/2015 05:00:35

Bom dia a todos!

Esta quarta-feira, sob regência de Marcelo Ramos, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) se apresenta no Palácio das Artes. Eles tocam a Sinfonia nº 3 “Órgão”, de Saint-SaënsConcerto para Violino e Orquestra, de Tchaikovsky, com a participação mais que especial da violinista Jinjoo Cho.

A escolha de um repertório Romântico europeu do século XIX, segundo Marcelo Ramos, regente titular da OSMG, busca explorar ao máximo a versatilidade e potência do grupo e “sempre oferecer ao público um repertório que contempla novidades, como a Sinfonia Órgão, que não é executada há mais de 20 anos”, destaca.

Sinfonia nº3 “Órgão”, que abre a apresentação, foi composta em 1886, e é considerada o trabalho mais importante de Saint-Saëns. A presença do órgão dá o tom de imparidade, instrumento pouco usual para sinfonias. Foi uma obra marcante e inovadora para a época, de acordo com Marcelo.

 

Jinjoo Cho
Jinjoo Cho é convidada da OSMG. Ela fará o violino solo em obra de Tchaikovsky. Foto: divulgação

 

A peça de Tchaikovsky foi uma escolha da convidada Jinjoo Cho. A violinista sul-coreana vem se apresentando como solista em concertos com importantes orquestras de todo mundo. Vencedora de diversos prêmios internacionais, Jinjoo já aos 17 anos era aclamada pela crítica, reconhecida como grande música.

 Concerto para Violino e Orquestra foi composto nos idos de 1878 e ainda hoje é lembrada como uma das mais importantes e famosas peças para violino. O autor russo, como o musicista romântico que foi, tenta em sua obra ultrapassar os limites da capacidade humana, seja pelo lado da execução técnica do instrumento, seja pela expressividade a ser imprimida.

“Tchaikovsky foi, na verdade, o primeiro grande concerto que eu aprendi, e essa experiência sempre ficou comigo. (…) A energia e as emoções envolvidas na peça me mantiveram conectada com a música, mesmo após todos esses anos conhecendo e interpretando esse concerto”, fala Jinjoo sobre a escolha da peça.

A apresentação acontece pelo Sinfônica em Concerto esta quarta (27) a partir das 20h30 no Grande Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro). A entrada custa R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia.

Afinem os ouvidos e boa quarta!

Comentários